222 085 949, 964 899 958 ou 934 961 540 - 24 horas

Profissionais

Antónia Martin Barradas

Antónia Martin Barradas

Advogada

Advogada com Mestrado em Direitos Humanos e Democratização, fez parte da equipa de direitos humanos da Delegação da União Europeia junto das Nações Unidas em Genebra e da Divisão de Inclusão Social e Juventude do Setor de Ciências Sociais e Humanas na UNESCO em Paris. Frequentou a pós-graduação em direitos humanos do Instituto Ius Gentium Conimbrigae. Colabora voluntariamente com a Associação Projeto Criar e com a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas (APMJ). Também colaborou com a Associação ILGA Portugal e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), e foi responsável pelas relações institucionais e política externa da Amnistia Internacional Portugal. Trabalha na área dos direitos humanos há 7 anos, sendo o tema da sua tese de mestrado centrado em questões como a igualdade e a discriminação, no contexto das quotas de género no acesso ao ensino superior, no âmbito do Direito da União Europeia e do Direito Sueco.Tem artigos publicados sobre o tema, e a tese foi publicada na integra pela na Revista de Direito Internacional Constitucional de Viena. Atualmente frequenta o Programa de Doutoramento em Direito Justiça e Cidadania no Século XXI da Universidade de Coimbra e é pesquisadora visitante no Centro para o Estudo dos Homens e das Masculinidades na Universidade de Stony Brook em Nova Iorque, para a tese de doutoramento sobre pornografia, direitos humanos, igualdade de género, e Direito da União Europeia.

Catarina Carneiro

Catarina Carneiro

Advogada

Advogada licenciada em Direito pela Escola de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Atualmente associada na “Freitas, Giraldes, leão & Associados. Principais áreas de actuação profissional: Direito Civil e Processual Civil, Direito da Família e dos Menores, Direito Penal e Processual Penal, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho eDireito Contraordenacional. Especializações: Pós-Graduação em Direito do Trabalho e de Processo de Trabalho, pela Escola de Direito da Universidade Católica Portuguesa; Curso de Especialização e Formação “Direito Processual Laboral”, organizado pela Escola de Direito da Universidade Católica Portuguesa; Curso de Especialização Interdisciplinar em Direito das Crianças, organizado pela Escola de Direito da Universidade Católica Portuguesa; É Associada Fundadora e Presidente da Mesa da Assembleia da Associação Projecto Criar.

Catarina Russo

Catarina Russo

Psicóloga Clínica

Psicóloga Clínica| Mediadora Familiar| Membro efetivo da OPP Nº 14080 Colégio de Especialidade: Psicologia Clínica e da Saúde Especialidade Avançada: Psicologia da Justiça Licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho e Mestre em Psicologia Clínica pela mesma entidade. Possui a Especialização em Mediação Familiar, Especialização em Igualdade de Género, Especialização em Apoio à Vítima, bem como outras formações pós-graduadas na área da Psicologia da Justiça. Doutoranda em Ciências Forenses pela Faculdade Medicina de Santiago de Compostela e Psicoterapeuta em treino pela Sociedade de Psicoterapias Construtivistas, a qual segue as normas da European Federation of Psychologists' Associations (EFPA). A sua atividade profissional iniciou-se em 2009 e tem-se dividido entre o exercício de Psicologia Clínica, Formação e Mediação Familiar. É primeira autora e coautora de dois artigos científicos no âmbito de experiências traumáticas e respetivas repercussões. É membro associado da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas e da International Society for the Prevention of Child Abuse and Neglect.

Cristina Aguiar

Cristina Aguiar

Advogada

Advogada, associada fundadora da Associação Projecto Criar, da qual faz parte da direção. É Conselheira junto do Conselho Superior da Ordem dos Advogados.

Eduarda Freitas Correia

Eduarda Freitas Correia

Advogada

Advogada Pós-Graduada em Direito dos Contratos e das Empresas, fez um Curso de Direito do Trabalho na Universidade de Direito do Porto e um curso de formação aplicada: "Os direitos das crianças e das responsabilidades parenteais" na Universidade Portucalense. Actualmente frequenta o Curso de Técnico/a de Apoio à Vitima (TAV). Estagiou no DIAP de Águeda Comarca do Baixo Vouga. Advogada e Colaboradora na Associação Projecto Criar no apoio jurídico a Vítimas de Violência Doméstica e/ou de Abuso Sexual de Crianças.

Fábia Pinheiro

Fábia Pinheiro

Psicóloga

Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Instituto Superior da Maia e especialista em Psicologia da Justiça reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses . É Técnica de Apoio à Vítima desde de 2013. Desde de 2014 colabora com a Associação Projecto Criar, exercendo funções de Psicóloga e Gestora Financeira de Projetos . É co-autora de um capítulo do livro “Intervenção Psicológica e Social com Vítimas (2012)”.

Helena Grangeia

Helena Grangeia

Psicóloga

Doutorada em Psicologia na Especialidade de Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho, com a tese intitulada Stalking entre os jovens: da sedução ao assédio persistente (2013). Docente no Instituto Universitário da Maia – ISMAI no Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento. Investigadora na Unidade de Investigação em Criminologia e Ciências do Comportamento (UICCC/ ISMAI) e membro integrado no Centro de Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade do Minho (DH-CIII/UM). Psicóloga com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Psicologia da Justiça reconhecidas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Os principais interesses de investigação e intervenção focam-se sobretudo nas áreas da Vitimologia Crítica, Violência Género e, particularmente, no Stalking e na Avaliação do Risco. Autora de diversas publicações nacionais e internacionais, participou ainda em vários projetos de investigação / ação dentro daqueles que são os seus interesses de investigação. É supervisora no programa MORE + levado a cabo pela Associação Projecto Criar.

Inês Magalhães Dias

Inês Magalhães Dias

Advogada - Estagiária

Licenciada em Direito pela Escola de Direito da Universidade do Minho, colabora com a Associação Projecto Criar desde Julho de 2014. Mestranda em Direito dos Contratos e da Empresa. Inscrita como Advogada-Estagiária na Ordem dos Advogados, Conselho Distrital do Porto, desde Setembro de 2016. Tem o cargo de Vogal-Suplente da Associação Projecto Criar.

Isabel Ventura

Isabel Ventura

Investigadora

Doutorada em sociologia (2016) pela Universidade do Minho e Mestre em Estudos sobre as Mulheres, pela Universidade Aberta (2008). Agraciada com o prémio APAV Investigação 2016 pela tese de doutoramento - Medusa no Palácio da Justiça: imagens sobre mulheres, sexualidade e violência a partir dos discursos e práticas judiciais. Coordena um seminário de mestrado sobre crimes sexuais numa perspetiva sociológica, na Escola de Direito da Universidade Católica do Porto. Membro da direção da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, APEM, coordenando a sua rede para investigador@s emergentes, juntamente com Maria do Mar Pereira. É, desde novembro de 2016, a perita nacional no Observatório da Violência contra as Mulheres, do Lobby Europeu de Mulheres. Isabel.ventura.pt@gmail.com https://uminho.academia.edu/IsabelVentura https://www.researchgate.net/profile/Isabel_Ventura

Joana Azevedo da Costa

Joana Azevedo da Costa

Advogada

Advogada na Sociedade de Advogados José Carlos de Oliveira e Associados em Lisboa, licenciada pela Universidade Católica Portuguesa, pós-graduada em violência no seio da família e em direito do trabalho e processo de trabalho, pela mesma Universidade. Formadora em áreas como a violência doméstica, divórcio, responsabilidades parentais, crimes sexuais contra crianças, tráfico de seres humanos e direito do trabalho e processo do trabalho. Membro da direcção da Associação Projecto Criar e membro da Assembleia-geral da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas.

Joana Salazar Gomes

Joana Salazar Gomes

Advogada

Joana Salazar Gomes frequentou, de 2006 a 2010, o curso de Direito ministrado pela Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Após a conclusão da Licenciatura decidiu continuar a sua formação académica, tendo, nessa mesma instituição de ensino, frequentado e concluído o Mestrado Forense, no âmbito do qual descobriu e desenvolveu a sua preferência pelo Direito das Crianças. A sua tese de mestrado deu origem à obra "O Superior Interesse da Criança e as Novas Formas de Guarda", publicada pela Universidade Católica Editora em Julho de 2017. Em 2013 iniciou a sua actividade profissional na sociededade de advogados Krusse Gomes, Simões de Almeida & Associados, tendo agregado na Ordem dos Advogados Portugueses em Dezembro de 2016. Exerce actualmente a sua actividade, enquanto advogada associada, na sociedade de advogados Rogério Alves & Associados. É membro dos órgãos sociais da Associação Projecto Criar.

José Arantes e Sousa

José Arantes e Sousa

Psicólogo

Inscrito na Ordem dos Psicólogos com especialização em psicologia clínica. É Coordenador e Diretor Clínico do GIAC – Gabinete Interdisciplinar de Apoio à Criança do Porto, no âmbito da Associação Projecto Criar. É elemento da Comissão Restrita da CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valongo. Foi responsável no distrito do Porto pela intervenção do projecto Parentalidades, projeto EEgrant’s, financiado pela Fundação Gulbenkian, no âmbito do programa Cidadania Ativa. Prestou apoio Psicológico no Gabinete MIME a mulheres e crianças migrantes e de minorias étnicas. Foi Psicólogo no Centro de Tratamento de Dependências R12 – Ovar. É colaborador do Centro Internacional de Tratamento e Recuperação “Villa Ramadas” – Encaminhamento e acompanhamento psicológico pós-internamento (follow up) de pacientes e respetivas famílias. Faz acompanhamento a pacientes em consulta privada de psicologia, nomeadamente, nas áreas das dependências, da violência familiar, da proteção de crianças em processos de divórcio litigioso, e do comportamento e rendimento escolar. Em 2005 assumiu a Vice-presidência da ACONPSIC – Associação de Aconselhamento e Psicoterapia (Vice presidente – relações institucionais). É técnico de apoio à vítima.

Leonor Valente Monteiro

Leonor Valente Monteiro

Advogada

Advogada e gestora na LVM Advogados. Diretora do escritório do Porto da sociedade de advogados Martinez Echevarria & Ferreira, Foi Juíza Social na Comarca do Porto. MBA pela Escola de Gestão Empresarial da Universidade Católica Portuguesa. Faz parte da APMJ desde o ano 2003 (Associação Portuguesa de Mulheres Juristas). Foi membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados no triénio 2014-2017. Tem especialização na área da igualdade de género e violência doméstica. Foi coordenadora do projecto “Ousar Vencer a violência na família” levado a cabo pela APMJ. Em 2005 foi co-autora do manual de boas práticas para operadores judiciários para a problemática da violência na família, editado pela APMJ. Foi co-autora do manual para Formadores/as, Programa RUMOS – Produção de Recursos e Materiais Didácticos, Projecto Igualdade para Tod@s 2009/2010. Editou vários artigos sobre direito da família, rapto internacional de crianças ao abrigo da Convenção de Haia, violência doméstica, igualdade de género e tráfico de seres humanos. Deu formação em “Direito da Família Internacional” no CEJ (Centro de Estudos Judiciários). Júri no CEJ. Representou a APMJ no Quartel-general da Nato a convite da "Public Diplomacy Division, e junto do Parlamento Europeu, em Bruxelas. Foi consultora no Projecto Lexis, (promovido pela APMJ), formando operadores judiciários na área da violência doméstica. Fundadora e Coordenadora-Geral da Associação Projecto Criar. Coordenadora do Projecto GIAC - Grupo Interdisciplinar de Apoio à Criança e do Projeto VITA, que tem como objetivo a intervenção no combate à Violência de Género. Coordenadora do Projeto MIME – Apoio a Crianças e Mulheres Imigrantes e de Minorias Étnicas. Foi Coordenadora e Co-autora do Manual de Boas práticas para as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens editado pela Associação Projecto Criar. Info-Point no Conselho da Europa - Programa HELP28, em representação da Ordem dos Advogados. Vencedora do Prémio Lopes Cardoso atribuído pela Ordem dos Advogados Portugueses. É vogal do Conselho Fiscal da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. É Coordenadora Geral da Associação Projecto Criar.

Maria Clara Sottomayor

Maria Clara Sottomayor

Magistrada / Professora Universitária

Magistrada e professora universitária, em 20 de Julho de 2016 foi eleita Juíza do Tribunal Constitucional pela Assembleia da República. É fundadora da Associação Projecto Criar.

Maria Luisa Salazar

Maria Luisa Salazar

Jurista

Jurista licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto em 2014 e, atualmente, estudante de Serviço Social no ISCTE - Instituto universitário de Lisboa. Pós graduada em Proteção de Crianças e Jovens em Risco pelo Instituto CRIAP, conta com experiência em intervenção psicossocial junto de crianças e jovens, nomeadamente no campo de refugiados de Kara Tepe, Lesbos, Grécia. Na atualidade, exerce funções como professora de Sociologia na Escola Técnica Psicossocial de Lisboa.

Mariana Ferreira Macedo

Mariana Ferreira Macedo

Advogada

Advogada na Viera Rocha Advogados, Empresária na área de consultoria de negócios e no terceiro sector. Licenciada em Direito, pela Universidade Católica Portuguesa; Pós-Graduada em Direito das Autarquias Locais, pela Faculdade de Direito de Lisboa; mestranda em Direito e Economia, pela Faculdade de Direito de Lisboa. Foi comissária na CPCJ Porto Oriental. É sócia do maior grupo de Lares de Terceira Idade, com sede no Porto. Vogal do executivo da Junta de Freguesia do Bonfim, com o pelouro da Cultura e Juventude. Actualmente é membro da Assembleia de Freguesia do Bonfim, da Assembleia Municipal do Porto e do Conselho Municipal da Juventude. Realiza diversos seminários na área da igualdade de género, direitos humanos, com maior incidência na área da terceira idade. Presidente da API – Associação Presença Inteligente, associação sem fins lucrativos de intervenção cívica, com maior incidência na área dos direitos humanos. Rotária, no Rotary Clube Porto-Foz. Faz parte dos órgãos sociais da Associação Projecto Criar.

Marisalva Fávero

Marisalva Fávero

Investigadora/ Psicóloga / Professora Universitária

Licenciada e Doutorada em Psicologia (USFC, Brasil e Universidade de Salamanca). Investigadora no ISMAI e CIJE/UP, onde tem participado e coordenado projetos de investigação nacionais e internacionais na área da Sexualidade e da Violência Sexual. Docente no ISMAI desde 2001, onde é Coordenadora do Observatório da Sexualidade; Professora auxiliar nas áreas da psicologia, sexologia, vitimologia; Orientadora de estágios e dissertações; Coordenou o Mestrado em Sexologia (2004 -2011) e Licenciatura em Aconselhamento Psicossocial (2007-2011). Co-coordenadora do Projeto WebEducaçãoSexual. É autora do livro “Sexualidade infantil e abusos sexuais a menores”, da Climepsi e co-autora de “Vitimologia: Ciência e ativismo”, da Almedina. É autora e co-autora de vários capítulos de livros e de mais de 20 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais sobre violência sexual e de género, sexualidade, etc. Possui mais de 130 participações em Congressos nacionais e internacionais. É Sócia e membro das seguintes ONGs e Sociedades Científicas: Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça; Asociación Española de Psicodrama; IAGP (International Association of Group Therapy); Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica; WAS (World Association of Sexology); Associação Projecto Criar (APC); AIJA. Teve várias participações nos meios de comunicação social. É membro dos órgãos sociais da Associação Projecto Criar.

Paula A. Pinto

Paula A. Pinto

Advogada

Licenciada em Direito. Exerce advocacia há mais de 15 anos. É voluntária na Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, na Organização Probono - ajuda legal e na Associação Projecto Criar.

Rita Braga da Cruz

Rita Braga da Cruz

Advogada

Foi voluntária na linha de atendimento telefónico a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica da CIDM durante o ano de 1999 e fez atendimento a vítimas de agressão sexual no Hospital da Universidade de Chicago entre 1999 e 2000. Exerceu funções no Projeto INOVAR, Ministério da Administração Interna nas áreas da Violência Doméstica, Prostituição e Tráfico de Mulheres e Programa verão Azul. Concluiu os Cursos de Formação em Prevenção e Programas de Intervenção junto a Vítimas de Violência Doméstica (no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa) em Intervenção junto de vítimas de crimes sexuais (YWCA – Chicago, EUA) e em Compreensão e Intervenção sobre o Fenómeno da Prostituição de Rua (CIDM) e Formação de Formadores. Nos últimos anos tem colaborado com diversas Associações não Governamentais de Mulheres na elaboração de Projetos ligados à Violência Doméstica: Soroptimist Internacional Clube Porto Invicta (abertura de uma casa de abrigo para Mulheres e Crianças vítimas de Violência Doméstica na cidade do Porto), UMAR (preparação de candidatura de um projeto ao fundo comunitário POEFDS - Quadro Comunitário de Apoio) e Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, onde exerceu funções de coordenadora do Projeto Rebeca (cofinanciado pelo Estado Português e pelo Fundo Social Europeu no âmbito do QREN/ POPH, medida 7.3). É advogada e exerceu funções de coordenadora do ProjetoLexis: projeto da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, cofinanciado pelo Estado Português e pelo Fundo Social Europeu no âmbito do QREN/ POPH, medida 7.3, que versa sobre boas práticas judiciais no âmbito da violência doméstica. Faz parte da direção da Associação Projecto Criar.

Rute Baptista

Rute Baptista

Investigadora / Professora Universitária

Investigadora no âmbito dos Direitos Humanos e assistente convidada na Escola de Direito da Universidade do Minho. Jurista com 8 anos de experiência na área dos Direitos Humanos, especialmente no âmbito dos direitos das mulheres, igualdade de género e Direito muçulmano. Formadora experiente, especializada nas áreas de Direito Constitucional, Direito Civil e Direito Penal, com prática em metodologias participativas. Colaboração em projetos desenvolvidos por diversas organizações nacionais e internacionais: Associação Projecto Criar, Organização das Nações Unidas, Asian Foundation, Soroptimist Internacional, entre outras.

Silvia Macedo

Silvia Macedo

Psicóloga

Licenciada em Psicologia e a terminar o mestrado em Psicologia Escolar e da Educação no ISMAI. Fez um estágio curricular na Associação Projecto Criar e presta apoia no Gabinete GIAC de Vila do Conde. Participou e organizou o evento Mais Melhor Edu realizado no Ismai. Trabalha atualmente na Universidade Sénior

Tiago Rolino

Tiago Rolino

Jurista / Investigador

Tiago Rolino licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa em 2001. Feminista convicto, militante e interventivo, é, neste momento, investigador no projeto, do Promundo e do Centro de Estudos Sociais, laboratório Associado da Universidade de Coimbra, «EQUI-X – Promoção de Estratégias Inovadoras Dirigidas à Construção de Identidades de Género e ao Envolvimento de Homens e Rapazes em Modelos Não Violentos de Masculinidade». Faz, agora, parte dos órgãos sociais da Associação Projecto Criar, mandato que muito o orgulha e honra, pois as valências, atribuições, competências e trabalhos desta Associação, procuram o bem maior da humanidade em geral e das mulheres e crianças em particular. Cronista na Capazes, uma Associação Feminista que tem como objetivo promover a informação e a sensibilização da sociedade civil para a igualdade de género, defesa dos direitos das mulheres e empoderamento das mesmas.